Setembro Amarelo


O suicídio é o resultado de uma série de pensamentos e sentimentos complexos acumulados ao longo do tempo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, mais de 800 mil casos de suicídio são registrados no mundo. O Brasil é o oitavo país em número de suicídios, com mais de 11 mil casos. Um dado preocupante: a cada três segundos, alguém tenta tirar a própria vida.

Trata-se de uma triste realidade e, embora os jovens sejam o público mais vulnerável, entre os idosos também acontecem muitos casos, seja em consequência da solidão ou de doenças crônicas incapacitantes que os afastam do convívio social e podem levar ao abandono familiar.

Infelizmente, o suicídio ainda é um tabu, criando barreiras para a prevenção e cuidados adequados de pessoas vulneráveis.

Com o objetivo de reduzir estes números e mudar essa realidade, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo”, mês dedicado ao debate sobre o tema em parceria com instituições.

Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Fique atento aos sinais abaixo:

  1. Desânimo para participar de encontros e conversas, afastando-se do convívio social;
  2. Apresentar grandes mudanças de humor (estar feliz em um dia e profundamente desanimado em outro);
  3. Falta de expectativas e planos para o futuro, gerando frustrações;
  4. Praticar atos arriscados, como dirigir de forma imprudente ou entrar em brigas;
  5. Expressão de ideias e ou intenções suicidas.

Ao perceber os sinais de alerta em alguém ao seu redor, procure conversar de forma transparente, com uma abordagem acolhedora e sem nenhum tipo de preconceito ou julgamento, incentivando a procura por ajuda profissional.

Se você tem pensamentos sobre tirar sua própria vida ou conhece alguém que esteja tendo tais pensamentos, saiba que você não está sozinho. Outras pessoas já passaram por isso e, com tratamento e apoio adequados, encontraram uma forma de superar essa doença.

ONDE BUSCAR AJUDA?

Médicos especialistas – busque sempre por ajuda profissional. O psiquiatra é o médico mais indicado para tratar de pessoas com risco de suicídio.

Serviços de Saúde – CAPS (Centro de Atenção Psico-Social) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

Emergência – Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.

Centro de Valorização da Vida (CVV) – serviço de apoio emocional gratuito e realizado por voluntários via telefone, chat ou e-mail. Se você precisa de ajuda e quer conversar, entre em contato com CVV pelo número 188 ou pelo site https://www.cvv.org.br/ . O atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias.

Fonte: Site Dr Dráuzio Varella (Uol) e Associação Brasileira de Psiquiatria. 

_____________________________________________________________________________________________________

Genom, uma unidade de negócios da União Química, possui um segmento dedicado a SNC (Sistema Nervoso Central) e oferece um portfólio de medicamentos para tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos, apoiando o “Setembro Amarelo” e a prevenção do suicídio, com a divulgação de informações à população. Juntos pela valorização da vida!




Veja também


Setembro Amarelo
7 Dicas de Auto Cuidado
Dia Mundial da Saúde Ocular
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Olho seco e ômega-3
Junho Violeta – Combate ao Ceratocone
Abril Marrom
Importância do cuidado da saúde ocular
Prescrição eletrônica
Higiene do sono
Combate ao Glaucoma
Conservantes em colírios
Cuidado com as área dos olhos
Para falar sobre epilepsia
Lançamento da Genom Derma – Pro Lip
Conjuntivite Alérgica





A Genom é destaque no mercado farmacêutico no segmento de prescrição médica, oferecendo produtos de alta qualidade na oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, SNC e Dermatologia



Avenida Magalhães de Castro, 4.800
16º andar - Conjuntos 161 e 162
Edifício Continental Tower
05676-120 / São Paulo-SP

Siga-nos nas redes


Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.



Copyright © 2020 União Química. Todos os direitos reservados.

x