Olho seco e ômega-3


O filme lacrimal humano é composto por 3 camadas: mucina, aquosa e lipídica. Cada camada tem uma função distinta e são responsáveis por manter uma lágrima de boa qualidade e evitar a evaporação da mesma. Essa mistura ajuda a tornar a superfície dos olhos suave e clara, além de protegê-los contra infecções.

Quando uma ou mais dessas camadas se tornam deficientes, os sintomas do olho seco aparecem (Doença do Olho Seco). Para algumas pessoas, a causa dos olhos secos é a diminuição da produção de lágrimas. Para outros, aumento da evaporação das lágrimas e/ou um desequilíbrio na composição das mesmas.

Causas mais comuns:

-Certas medicações (como antidepressivos e betabloqueadores)
-Envelhecimento
-Menopausa
-Cirurgias oculares (laser)
-Uso excessivo de computador, tablet, celular
-Deficiência de vitamina A
-Exposição ao vento (algumas profissões, moto, bicicleta)
-Doenças autoimunes
-Blefarite
-Alergias oculares
-Poluição
-Uso de lentes de contato

Sintomas mais comuns:

-Sensação de que os olhos estão queimando, ou de que a lagrima está “quente”
-Coceira nos olhos
-Olhos pesados
-Olhos cansados
-Olhos doloridos
-Sensação de secura
-Olhos vermelhos
-Fotofobia (luz/brilho que incomodam muito os olhos)

-Visão embaçada

É interessante notar e ser falado que outro sintoma comum é algo chamado sensação de corpo estranho – a sensação de que areia ou algum outro objeto ou material está “nos” olhos.

E, por mais estranho que possa parecer, os olhos que “escorrem muita água” (lacrimejantes) também podem ser um sintoma da doença do olho seco. Isso ocorre porque a secura na superfície do olho às vezes estimula demais a produção do componente aquoso das lágrimas como um mecanismo de proteção. Mas esse “lacrimejamento reflexo” não permanece no olho por tempo suficiente para corrigir a condição ocular subjacente e acaba escorrendo no olho do paciente, causando ainda mais incômodo.

Uma das abordagens mais recentes para a Doença do Olho Seco vem sendo estudada e as pesquisas sugerem que os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a reduzir os sintomas associados aos olhos secos. Nosso organismo não produz os ácidos graxos ômega-3, por isso são chamados de ácidos graxos essenciais, e precisam ser obtidos através da alimentação ou de  suplementos contendo ômega-3. Os suplementos à base de ômega-3 são seguros para a maioria dos adultos saudáveis e geralmente bem tolerados.

Estudos que analisaram os benefícios da suplementação de ácidos graxos ômega-3 demonstraram melhora dos sintomas de olho seco em pessoas que tomaram um suplemento contendo ômega-3. Aparentemente, os ácidos graxos ômega-3 melhoram a camada lipídica do filme lacrimal. Esses lípides (gordura) são produzidos por pequenas glândulas presentes na borda das pálpebras, chamadas glândulas meibomianas.

No estudo Women’s Health Study, com mais de 32.000 mulheres com idades entre 45 e 84 anos, cerca de 5% das mulheres relataram sintomas de olho seco. As pacientes forneceram informações sobre sua dieta e os resultados mostraram que as mulheres que consumiram dietas mais ricas em ômega-3 (maior ingesta de peixes) tiveram um risco 17% menor de sofrer de olhos secos quando comparadas às mulheres que não consumiam esta gordura.

Concluindo, o ômega-3 tem se mostrado útil no combate à Doença do Olho Seco, sendo eficaz e bem tolerado no geral. Suplementos à base de ômega-3 podem ser facilmente incorporados ao dia a dia do paciente e podem ser tomado junto das refeições.

 

Referências

Miljanovic B, Trivedi K, Dana M, et al: Relation between dietary n-3 and n-6 fatty acids and clinically diagnosed dry eye syndrome in women. American Journal of Clinical Nutrition 2005;82:887-893.

Caceres V. Omega-3 and dry eye. Disponível em https://www.eyeworld.org/article-omega-3-and- . Acesso em Janeiro 2020.

Saadia R, Yiping J, Tatiana E, et al: Topical Omega-3 and Omega-6 Fatty Acids for Treatment of Dry Eye. Archives of Ophthalmology 2008;126:219-225.

Texto: Dr. Augusto Alves Pinho Vieira, CRM 189810, Oftalmologista.




Veja também


Setembro Amarelo
7 Dicas de Auto Cuidado
Dia Mundial da Saúde Ocular
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Olho seco e ômega-3
Junho Violeta – Combate ao Ceratocone
Abril Marrom
Importância do cuidado da saúde ocular
Prescrição eletrônica
Higiene do sono
Combate ao Glaucoma
Conservantes em colírios
Cuidado com as área dos olhos
Para falar sobre epilepsia
Lançamento da Genom Derma – Pro Lip
Conjuntivite Alérgica





A Genom é destaque no mercado farmacêutico no segmento de prescrição médica, oferecendo produtos de alta qualidade na oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, SNC e Dermatologia



Avenida Magalhães de Castro, 4.800
16º andar - Conjuntos 161 e 162
Edifício Continental Tower
05676-120 / São Paulo-SP

Siga-nos nas redes


Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.



Copyright © 2020 União Química. Todos os direitos reservados.

x