Importância do cuidado da saúde ocular


Os estilos de vida do século XXI usualmente, exigem mais de nossa visão do que nunca antes na história da humanidade. Recomenda-se globalmente, um exame oftalmológico anual para adultos – não apenas para detectar e diagnosticar alterações ou problemas de visão – mas também para manter a saúde ocular. Por exemplo, o glaucoma, uma doença causada básica e mais comumente pelo aumento da pressão ocular, geralmente passa despercebida por adultos; além de outras doenças como catarata ou mesmo degeneração macular relacionada à idade. Os exames regulares de visão também são importantes para a prevenção de problemas de visão criados ou agravados pelas demandas acadêmicas e profissionais de hoje, por exemplo, longas horas exposto ao uso de eletro eletrônicos, substâncias químicas e luz ultravioleta.

 

 

Crianças com condições de visão não corrigidas ou problemas de saúde ocular enfrentam muitas barreiras na vida, como durante sua formação educacional e inclusive grandes dificuldades sociais. O atendimento oftalmológico de alta qualidade pode quebrar essas barreiras e ajudar a permitir que as crianças e adolescentes atinjam seu maior potencial. A visão precisa de ser usada em plenitude para se desenvolver corretamente. O cérebro de uma criança aprende a usar os olhos para ver, assim como o cérebro aprende a usar as pernas para andar ou a boca para formar palavras. Quanto mais tempo um problema de visão não é diagnosticado e tratado, mais o cérebro de uma criança aprende a se acomodar aos problemas de visão e acabar por não atingir uma qualidade correta de acuidade visual. É por isso que é essencial que uma criança faça um exame oftalmológico completo anualmente. A detecção e o tratamento precoces oferecem a melhor oportunidade para corrigir problemas de visão, para que uma criança possa aprender a ver claramente.

Prevenção!

Pense que as visitas regulares ao oftalmologista são como “manutenção preventiva” para o resto do seu corpo. Os olhos são conhecidos como “as janelas do corpo”. Eles são o único local onde seus vasos sanguíneos podem ser vistos em seu estado natural sem um procedimento cirúrgico. Com essa inspeção visual do suprimento de sangue, os oftalmologistas podem detectar muitas condições de saúde em outros órgãos, além claro, de problemas de visão; apenas examinando os olhos.

 

 

Em um exame oftalmológico completo, pode-se detectar alterações, tais como:

– Colesterol alto
– Pressão alta
– Diabetes
– Doenças hepáticas
– Tumores cerebrais
– Degeneração macular
– Glaucoma
– Cataratas
– Várias doenças do sangue
– Doenças renais

 

Além do exame básico de rotina e de acompanhamentos preventivos, temos que observar e ficar atentos também a situações que nos levam a ir de forma emergencial ao atendimento oftalmológico.

A Canadian Ophthalmological Society (COS) recomenda que os adultos procurem um oftalmologista o mais rápido possível se você tiver algum dos seguintes sintomas:

– Perda da visão ou diminuição da visão em um ou ambos os olhos
– Alterações na visão, como pontos repentinos de flashes de luz, raios ou linhas irregulares de luz, visão ondulada ou “aquosa”, rostos desfocados, distorções ou linhas onduladas, halos ao redor das luzes, visão dupla
– Alterações no campo de visão, como sombras, perda de visão semelhante a cortina, manchas pretas ou manchas na visão central ou periférica (lateral)
– Alterações físicas nos olhos, como olhos cruzados, olhos que entram, saem, levantam ou abaixam, dor, sinais de infecção (vermelhidão, inchaço, secreção, etc.)
– Alterações na visão de cores

Hoje, a maioria das doenças e transtornos visuais tem cura e ou tratamento. É de vital importância que a busca por acompanhamento médico seja regular e inserida no cotidiano da população.

https://www.cos-sco.ca/

https://www.allaboutvision.com/

https://www.uniteforsight.org/what-we-do/best-practices.

 




Veja também


Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Olho seco e ômega-3
Junho Violeta – Combate ao Ceratocone
Abril Marrom
Importância do cuidado da saúde ocular
Prescrição eletrônica
Higiene do sono
Combate ao Glaucoma
Conservantes em colírios
Cuidado com as área dos olhos
Para falar sobre epilepsia
Lançamento da Genom Derma – Pro Lip
Conjuntivite Alérgica





A Genom é destaque no mercado farmacêutico no segmento de prescrição médica, oferecendo produtos de alta qualidade na oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, SNC e Dermatologia



Avenida Magalhães de Castro, 4.800
16º andar - Conjuntos 161 e 162
Edifício Continental Tower
05676-120 / São Paulo-SP

Siga-nos nas redes


Copyright © 2020 União Química. Todos os direitos reservados.

x