Combate ao Glaucoma


O que é o Glaucoma ?

Glaucoma é um conjunto de neuropatias que afetam o segundo par craniano, o nervo óptico. A degeneração das células ganglionares da retina advinda dessas patologias é caracterizada pela: bilateralidade, assimetria, impossibilidade de cura e regressão do dano. Ele pode ser, mais comumente, classificado como uma interação entre a tríade: aumento da pressão intraocular, aumento da escavação da cabeça do nervo óptico (sugere fortemente dano nas fibras nervosas) e perda do campo visual, culminando na perda visual da periferia.

 

diagrama olho humano

Figura 1: Diagrama sobre o olho humano

Diagnóstico:

O seu oftalmologista analisará seu histórico médico e realizará um exame oftalmológico abrangente. Ele ou ela pode executar vários testes, incluindo:

– Medição da pressão intra-ocular (tonometria)
– Teste de danos no nervo óptico com um exame oftalmológico dilatado e exames de imagem, tais como a Tomografia de Coerência Ótica
– Verificando áreas de perda de visão (teste de campo visual, também chamado de campimetria computadorizada)
– Medição da espessura da córnea (paquimetria)
– Inspecionando o ângulo de drenagem (gonioscopia)

 

Tratamento:

Embora não haja formas conhecidas de prevenir o glaucoma, a cegueira ou a perda significativa de visão do glaucoma podem ser evitadas se a doença for reconhecida nos estágios iniciais. Na sua forma mais prevalente – glaucoma primário de ângulo aberto – a perda da visão é silenciosa, lenta e progressiva. Geralmente, afeta primeiro a visão lateral (visão periférica) e, à medida que progride, a visão central também pode ser perdida. Os medicamentos para glaucoma retardam a progressão do glaucoma, reduzindo a pressão intra-ocular elevada (PIO) para evitar danos ao nervo óptico. Tratamentos cirúrgicos também estão disponíveis.

O glaucoma é tratado diminuindo a pressão ocular (pressão intra-ocular). Dependendo da sua situação, suas opções podem incluir colírios, medicamentos orais, tratamento a laser, cirurgia ou uma combinação de qualquer um deles.

Colírio

O tratamento do glaucoma geralmente começa com colírios prescritos. Isso pode ajudar a diminuir a pressão ocular, melhorando a forma como o fluido drena do olho ou diminuindo a quantidade de fluido produzido pelo olho. Dependendo de quão baixa seja a pressão ocular, pode ser necessário prescrever mais de um dos colírios abaixo.

Os medicamentos prescritos como colírios incluem:

– Análogos das prostaglandinas
– beta boqueadores
– Agonistas alfa-adrenérgicos
– Inibidores da anidrase carbônica
– Inibidor da rho quinase
– Agentes mióticos ou colinérgicos

 

Homem pingando colirio

Figura 2: Imagem de um homem pingando colírio no olho

Cirurgia e outras terapias:

Outras opções de tratamento incluem terapia a laser e vários procedimentos cirúrgicos. As técnicas a seguir destinam-se a melhorar a drenagem de líquidos no olho, diminuindo a pressão:

– Terapia a laser (Trabeculoplastia)
– Cirurgia de filtragem (Trabeculectomia)
– Tubos de drenagem (Ahmed®, Baerveldt®)
– Cirurgia de glaucoma minimamente invasiva (MIGS)

Com objetivo de contribuir no combate ao Glaucoma a Genom Oftalmologia desenvolveu um vídeo sobre a importância do tratamento dessa doença que é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil, mas que com tratamento adequado pode ser controlada proporcionando visão por toda a vida do paciente.

 

 

http://www.who.int/blindness/causes/priority/en/index6.html

Kim JH, Caprioli J. Intraocular Pressure Fluctuation: Is It Important? J Ophthalmic Vis Res. 2018 Apr-Jun;13(2):170-174. doi: 10.4103/jovr.jovr_35_18.

https://www.glaucoma.org/






A Genom é destaque no mercado farmacêutico no segmento de prescrição médica, oferecendo produtos de alta qualidade na oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, SNC e Dermatologia



Avenida Magalhães de Castro, 4.800
16º andar - Conjuntos 161 e 162
Edifício Continental Tower
05676-120 / São Paulo-SP

Siga-nos nas redes


Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.



Copyright © 2020 União Química. Todos os direitos reservados.

x