Higiene do sono


Suas atividades e hábitos diários, especialmente antes do momento de dormi, podem ter grande impacto na qualidade do seu sono, podendo ajudar a proporcionar um sono saudável ou contribuir para episódios de insônia.1

O termo “Higiene do sono” refere-se a diversas práticas e hábitos que ajudam a melhorar a qualidade do sono, assim como podem colaborar para o adormecimento.1,2

Seguem dicas simples que podem ser aplicadas antes do momento de dormir e contribuir para uma boa noite de sono:

Dicas para higiene do sono

 

1. Mantenha uma rotina de sono2,3

É importante criar uma rotina de sono. Procure deitar-se e levatar-se sempre no mesmo horário todos os dias, incluindo finais de semana, feriados e férias, criar este hábito permite que seu organismo reconheça o relógio interno e espero pelo momento de dormir.

2. Evite o consumo de bebidas com cafeína2,3

Bebidas com cafeína, tal como café, chás ou refrigerantes à base de cola são estimulantes e por isso podem mantê-lo acordado, evite consumir este tipo de produto por pele menos 4 horas antes de se deitar.

3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas2,3

Logo após consumidas, as bebidas alcóolicas podem ajudá-lo a dormir; no entanto, algumas horas depois, agem como estimulantes, aumentando a frequência de despertares durante a noite e piorando a qualidade do sono em geral.

4. Não vá para cama a não ser que esteja com sono1,2

Espere estar com sono para deitar-se. Se você não adormecer após 20 minutos deitado, saia da cama, vá até a sala, leia um livro e ocupe-se até sentir-se sonolento o suficiente para dormir.

5. Crie no seu quarto um ambiente que induza ao sono2,3

Faça do seu quarto um ambiente relaxante e adequado ao sono: mantenha-o escuro, em silencia, com temperatura agradável e roupas de cama confortáveis. Para isso, faça uso de cortinas escuras, tampões de ouvido e mantenha uma boa ventilação.

É importante também que o quarto seja um ambiente destinado apenas ao descanso; sendo assim, deixe fora dele TV, computador e materiais relacionados ao trabalho.

6. Não fique monitorando o relógio2

O hábito de checas as horas a todo momento pode influenciar negativamente na sua tentativa de adormecer, aumentando o estresse, mantenha os relógios longe de você e de sua cama.

7. Evite tirar sonecas2,3

Evitar as sonecas ao longo do dia permitirá que esteja cansado e durma melhor durante a noite.

8. Reduza o consumo de alimentos pesados à noite2,3

Comer alimentos gordurosos e pesados antes de se deitar pode ser indigesto e ocasionar insônia. Tente jantar algumas horas antes de dormir e de preferência a alimentos leves. Ficar sem alimentar-se antes de dormir também pode ser prejudicial para o sono.

9. Crie uma rotina antes de dormir1,2

Atividades relaxantes que precedem o momento de dormir podem ser benéficas para a qualidade do sono. Tente tomar um banho, ler um livro, assistir à sua série favorita ou praticar exercícios relaxantes antes de se deitar. Mas permaneça longe de aparelhos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de se deitar.

10. Controle a ingestão de líquido2

O consumo adequado de líquido evitará que você desperte por sede ou para ir ao banheiro.

11. Evite praticar atividades físicas intensas antes de dormir2

A prática de atividades físicas é importante para manter o corpo e a mente em alerta, porém quando realizadas antes de dormir podem atrapalhar o processo de adormecimento.

Tente praticar atividades físicas pelo menos 3 horas ante de se deitar ou pela manhã. Essa rotina te ajudará a adormecer e a melhorar a qualidade do sono

12. Tente dormir no mínimo 7 horas3

Permita-se dormir pelo menos 7 horas por noite todos os dias, adquirir o costume de dormir bem levará a um sono melhor.

13. Abuse da luz natural1,2

A luz natural é um aliado do seu relógio biológico, por isso deixe que a luz da manhã entre no seu quarto, E faça pequenas pausas no trabalho para se expor a ela. Em contrapartida, evite se expor a ambientes muito iluminados à noite.

 

 

Referências: 1. American Academy of sleep Medicine. Sleep Education: Helthy Sleep Habits. 09 Fev. 2017 Acesso fevereiro 2017. Disponível em: http://www.sleepeducation.org/essentials-in-sleep/healthy-sleep-habits 2. Division of sleep at Harvard Medicine School. Helathy Selep: Twelve Simple Tipos to Improve Your Sleep. 18 Dec. 2007. Acesso fevereiro 2017. Disponível em: http://www.healthysleep.med.edu/healthy/getting/overcoming/tips . 3. University Medical Center of Princeton. Healthy Sleep Habits: Tips for a good night`s sleep. Acesso fevereiro 2017. Disponível em: http://www.princentonhcs.org/phcs-home/what-we-do-university-medical-center-of-princenton-at-plainsboro/what-we-do/addiotional-clinical-care-services/healthy-sleep-habits.aspx

 

 

 




Veja também


Setembro Amarelo
7 Dicas de Auto Cuidado
Dia Mundial da Saúde Ocular
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Olho seco e ômega-3
Junho Violeta – Combate ao Ceratocone
Abril Marrom
Importância do cuidado da saúde ocular
Prescrição eletrônica
Higiene do sono
Combate ao Glaucoma
Conservantes em colírios
Cuidado com as área dos olhos
Para falar sobre epilepsia
Lançamento da Genom Derma – Pro Lip
Conjuntivite Alérgica





A Genom é destaque no mercado farmacêutico no segmento de prescrição médica, oferecendo produtos de alta qualidade na oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, SNC e Dermatologia



Avenida Magalhães de Castro, 4.800
16º andar - Conjuntos 161 e 162
Edifício Continental Tower
05676-120 / São Paulo-SP

Siga-nos nas redes


Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.



Copyright © 2020 União Química. Todos os direitos reservados.

x