Silicot® é um gel à base de silicone para o tratamento e prevenção de cicatrizes hipertróficas e queloides. É translúcido e autossecante, que mantém o equilíbrio hídrico da pele e facilita a regeneração de cicatrizes causadas por cirurgias, queimaduras e traumas.

Como aplicar Silicot:


Silicot® deve ser utilizado quando os pontos de sua cicatriz já estiverem fechados.
Quanto mais cedo iniciar as aplicações com Silicot® melhor será o resultado.












Tipos de cicatrizes

Após um ferimento, é normal que fiquem cicatrizes após o período de cura. Para isso, Silicot® é um aliado: eficiente na redução das marcas da cicatriz e na prevenção de cicatrizes hipertróficas ou queloides.
Conheça a diferença entre as duas:





CICATRIZES
HIPERTRÓFICAS

São cicatrizes tipicamente elevadas de coloração avermelhada ou mais escura que a pele ao redor e não excedem as margens do local da ferida. Sua formação ocorre pelo desequilíbrio de colágeno, que é produzido de maneira anormal durante o processo de cicatrização. As vezes os sintomas de coceira ou dor na cicatriz sinalizam que ela está se espaçando.



QUELOIDES

Queloides são cicatrizes causadas por excesso de tecido de cicatrização que se estende para além dos limites da ferida. Podem ser elevadas, apresentando coceira e dor.






Dicas para cuidar das cicatrizes:


Algumas ações que podem ajudar no processo de cicatrização.






MANTENHA A FERIDA LIVRE DE MOVIMENTOS


Pela sensibilidade da pele e demora para cicatrização, é essencial que o local do ferimento não seja tensionado, principalmente as cicatrizes sobre articulações e no dorso. Evite pesos. Exercícios físicos em excesso e movimentos bruscos. Siga as orientações do seu médico e lembre-se: os pontos podem ter saído, mas o processo de cicatrização ainda não está completo!

IMPORTANTE


Durante o processo de formação da cicatriz é importante ficarmos atentos a alguns sinais. E caso perceba alguns dos sinais abaixo é importante comunicar o seu médico.
• Sensação de calor no local
• Inchaço
• Mobilidade reduzida no local do ferimento
• Vermelhidão excessiva
• Dor

EVITE TOMAR SOL


Não exponha a cicatriz ao sol enquanto a cicatriz não tenha adquirido a tonalidade normal da pele. Após esse período, use filtro solar sempre que for expor a área da cicatriz ao sol.

ALIMENTAÇÃO


Mantenha uma alimentação rica em vitamina C e proteínas que auxiliam no processo de cicatrização e evite alimentos com excesso de açúcar e comidas com altos níveis de gordura.

NÃO COÇAR


Essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo. É importante não coçar para não agredir a cicatriz com arranhaduras.

HIDRATAÇÃO


O processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto.

HIGIENE


Antes de cuidar da ferida, esteja sempre com as mãos bem limpas. A área da cicatriz também deve estar limpa com água e sabonete neutro para evitar a formação de crostas que impedem a cicatrização.




Confira onde encontrar Silicot®:






Referências: 1. Folheto informativo do produto Silicot®. 2. O’Brien, Lisa et al. Silicon gel sheeting for preventing and treating hypertrophic and keloid scars. The Cochrane Collaboration 2008. 3. Wolfram, Dolores et al. Hypertrophic Scars and Keloids FA Review of Their Pathophysiology, Risk Factors, and Therapeutic Management. Dermatol Surg 2009;35:171–181. 4. Meaume, Sylvie et al. Management of scars: updated practical guidelines and use of silicones. Eur J Dermatol 2014; 24(4): 435-43. 5. Monstrey, Stan. Updated Scar Management Practical Guidelines: Non-invasive and invasive measures. Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (2014) 67, 1017e1025.






A Genom é destaque no mercado farmacêutico no segmento de prescrição médica, oferecendo produtos de alta qualidade na oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, SNC e Dermatologia



Avenida Magalhães de Castro, 4.800
16º andar - Conjuntos 161 e 162
Edifício Continental Tower
05676-120 / São Paulo-SP

Siga-nos nas redes






Instagram



Copyright © 2022 União Química. Todos os direitos reservados.

x
ConveyThis