É fundamental incluir o check-up dos olhos em sua lista de exames anuais.
O glaucoma não tem cura, mas tem tratamento.
O diagnóstico precoce é fundamental para controlar a progressão da doença.
Consulte regularmente seu oftalmologista.
Referência:: 1. Glaucoma é a maior causa de cegueira permanente no mundo. Alesp, 2021. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=423083#:~:text=Nesta%20quarta%2Dfeira%20(26%2F,de%2065%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas. Acesso em: 24 de abril de 2024.
Faça o teste e saiba se você apresenta algum fator de risco para glaucoma
Participe do questionário. Teste e descubra
Obrigado(a) por sua participação! Suas respostas foram recebidas com sucesso! Verifique seu email para conferir o resultado. Reforçamos que o conteúdo do resultado possui caráter educativo sobre glaucoma e não pretende ser um diagnóstico.
Lembre-se que somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
O que é glaucoma?
O glaucoma é uma doença ocular, que na maioria dos casos é provocada pela elevação da pressão intraocular. Causa lesão progressiva do nervo óptico e redução do campo visual. Há vários tipos de glaucoma, como o congênito e o secundário, mas o mais frequente é o glaucoma primário de ângulo aberto. É uma doença crônica, sem cura, mas possível de ser controlada.
Qual é a causa?
A causa é desconhecida, mas o que se sabe é que o humor aquoso, um líquido que circula dentro do olho e nutre suas estruturas, tem seu escoamento dificultado, acumulandose dentro do olho, aumentando a pressão em seu interior, e pressionando o nervo óptico, causando sua atrofia e perda progressiva da visão.
O tratamento tem por objetivo poupar a visão, mas, se não tratada adequadamente, pode levar à perda visual progressiva, até a cegueira.
Quais são os Sintomas?
Aproximadamente 80% dos portadores de glaucoma em sua forma crônica não apresentam sintomas. Vão evoluindo lentamente para a perda da visão. No início da doença a visão é normal. Posteriormente há redução gradual do campo visual. Nessa fase da doença o portador de glaucoma pode se envolver em maior número de acidentes domésticos ou profissionais.
Alguns raros pacientes poderão ter sintomas oculares não bem definidos, como dor nos olhos ou ao redor deles e alterações da visão. Quando o aumento da pressão intraocular é muito grande, como ocorre nos glaucomas de forma aguda, há vários sintomas: O paciente pode apresentar intensa dor nos olhos ou dor de cabeça, visualizar um halo (círculo colorido) ao redor das luzes, redução da visão, náuseas e vômitos.
Como é o tratamento?
O tratamento inicial é feito com uso de medicamentos. Quando não há controle adequado da doença, pode-se lançar mão da cirurgia.
Os medicamentos mais empregados são os colírios, e há vários tipos no mercado, todos com o objetivo de diminuir a pressão intraocular. Alguns atuam diminuindo a produção do humor aquoso, outros facilitando a drenagem; outros ainda fazem ambas as funções.
Os colírios, assim como qualquer medicamento, não são isentos de efeitos colaterais. Se você sentir algum desconforto, fale com seu médico e nunca interrompa o tratamento por conta própria.
Genom Oftalmologia é a unidade de prescrição médica especializada em cuidados com a visão do grupo União Química. Com mais de duas décadas de experiência no mercado oftalmológico, a Genom se destaca como líder no segmento do glaucoma, com amplo portifolio para o tratamento desta doença e reforça seu compromisso com a melhoria da saúde ocular dos brasileiros, realizando iniciativas em prol da conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento dessa condição que afeta milhares de pessoas no mundo. Juntos podemos ampliar a disseminação de informações vitais sobre o glaucoma, para ajudar a proteger a saúde ocular de muitas pessoas.
Engaje-se com a Genom e faça a diferença! Compartilhe esse cuidado.
Visualizações:3.446
WhatsApp
LinkedIn
Email
O glaucoma não tem cura, mas tem controle, o que ajuda a evitar a perda da visão.
Consulte regularmente seu oftalmologista.
Entre em contato com o SAC pelo e-mail faleconosco@uniaoquimica.com.br ou pelo telefone 0800 011 15 59.
Referências
1. Biblioteca Virtual e Saúde – Glaucoma : https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/234_glaucoma.html 2. Mayo Clinic – Glaucoma: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/glaucoma/symptoms-causes/syc-20372839
3. Glaucoma Research Foundation – Genetics: https://glaucoma.org/understanding-glaucoma
4. American Academy of Ophthalmology – Night Vision Issues: https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/night-vision-problems-halos-starbursts-rainbow 5. Ministério da Saúde – Glaucoma: https://bvsms.saude.gov.br/saiba-mais-sobre-o-glaucoma/
6. 7. National Eye Institute – Glaucoma: https://www.nei.nih.gov/learn-about-eye-health/eye-conditions-and-diseases/glaucoma 8. Mayo Clinic – Glaucoma Symptoms: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/glaucoma/symptoms-causes/syc-20372839
9. Physical activity, visual impairment, and eye disease: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6085324/
10. CDC – Glaucoma and Diabetes, Hypertension: https://www.cdc.gov/visionhealth/resources/features/glaucoma-awareness.html